Realmente a escatologia é um assunto muito complexo. Estarei passando um resumo dos acontecimentos.
Tudo começa com o arrebatamento da Igreja. Esse evento não será visível, apenas os mortos que ressuscitarão e os que forem achados digno se encontrarão com Cristo nas nuvens e passarão a habitar no céu (1 Tessalonicenses 4:16 e 17) . Quando isso vai acontecer ninguém sabe (Marcos 13:32). O Senhor voltará exclusivamente para buscar os seus, a igreja gloriosa, nos céus, e será invisível ao mundo. (João 14:3 / João 17:9;24 / Mateus 22:2;11-13 / 1 Pedro 4:18 / 2 Pedro 2:5).
É necessário que antes do arrebatamento, venha a apostasia e a revelação do homem da iniquidade, o filho da perdição, o anticristo. Não é ainda o reinado do anticristo, mas o surgimento de uma figura proeminente no âmbito mundial. Quando esta pessoa se destacar de uma forma muito clara, a Igreja será arrebatada se estabelecendo um caos mundial, então essa pessoa proeminente assumirá uma liderança mundial (2 Tessalonicenses 2:3).
Nos três anos e meio após o arrebatamento ele se fará amigo de todos, pós esse período ele se relevará como realmente é e perseguirá os cristãos de uma forma nunca vista. Esse período é chamado de a Grande Tribulação e durará três anos e meio. No final desses três anos e meio o anticristo marchará contra Israel para a destruir, mas Cristo volta à terra com a Igreja que foi arrebatada (esse evento é visível a todos) e derrota o anticristo e seu exército. O anticristo é lançado no lago de fogo e o diabo é aprisionado.
Após isso inicia o Milênio (período de mil anos) onde Cristo governa, juntamente com a Igreja, tendo como centro do seu governo Jerusalém. Será um período de paz e harmonia, porém passados os mil anos satanás é solto e consegue levantar um grande exército para marchar contra o Governo de Cristo. O seu exército é desintegrado e ele é lançado no lago de fogo.